Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

25/04/2013
Heart Team participa de aperfeiçoamento profissional na Alemanha

Dr. Lucchese.png

Dr. Fernando Luchese e Dirk Sunderbrink (Diretor Global da Siemens das áreas de Cirurgia e Angiografia)

Esta semana, o cirurgião cardiovascular Fernando Lucchese e o chefe da Hemodinâmica do Hospital São Francisco, Dr. Valter C. Lima, viajaram para Leipzig, na Alemanha, para participar de procedimentos valvares realizados através de cateteres e com o suporte do Artis Zeego.

Recém-adquirido pelo HSF, o Artis Zeego é um equipamento robótico que oferece imagens de grande qualidade, mesmo exigindo menores níveis de radiação.

O Hospital São Francisco é o primeiro do Sul do Brasil a contar com o equipamento. A partir de maio, será utilizado para otimizar procedimentos cirúrgicos, intervencionistas e híbridos mais complexos em pacientes particulares, de convênios e do Sistema Único de Saúde. Atualmente, em todo o país, há três Artis Zeego em funcionamento.

Da Alemanha, os médicos contam que estiveram presente em mais de 20 procedimentos, que incluiram implantes de válvulas aórtica, pulmonar e mitral. As cirurgias são feitas no Herzzentrum, Hospital da Universidade de Leipzig, considerado o maior centro internacional de inovação em cirurgia, cateterismo e procedimentos híbridos.

“A tecnologia empregada é fantástica, é o futuro da cirurgia do coração, algo a ser comemorado pela comunidade médica e pelos pacientes”, afirma Dr. Lucchese.