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NOTÍCIAS

20/12/2013
Cuide do seu coração nas festas de final de ano

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Evitar excessos permitirá que você aproveite cada momento sem comprometer a saúde

Estamos em um período especial e agitado: as festas de final de ano. As altas temperaturas já chegaram por aqui e, para que você possa desfrutar com saúde os passeios e reuniões com familiares e amigos, compilamos algumas dicas para o seu bem-estar.

Evitar excessos permitirá que você aproveite cada momento sem comprometer a saúde do coração. Os efeitos dos exageros costumam ser ganho de peso, inchaço, aumento da pressão arterial e alterações no ritmo cardíaco.

Confira as dicas para encerrar o ano sem prejuízos para o coração:

Evite gorduras. Para a ceia, dê preferência às preparações assadas e grelhadas e não dispense a salada.

Os alimentos típicos desta época, como as carnes (pernil, peru e lombo) e alguns acompanhamentos (maionese, farofa e molhos), são ricos em gorduras saturadas e podem desregular os níveis de colesterol no sangue, o que é mais um agravante para o coração. O acúmulo forma placas de gordura nas artérias (a aterosclerose) e propicia o surgimento de angina e o infarto.

Comidas ricas em açúcar também devem ser consumidas com moderação, já que podem ser transformadas em triglicérides (gorduras provenientes da alimentação e do metabolismo), que também aceleram os processos de aterosclerose.

Alimente-se bem! Ao contário do frio, o calor pode inibir o apetite. Porém, períodos prolongados de jejum fazem mal à saúde. Escolha alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes e carnes magras, e evite petiscos e sobremesas, geralmente calóricos, com muita gordura e sal e de digestão lenta.

Não beba álcool em excesso. Os brindes com bebidas alcoólicas fazem parte das festas de final de ano. No sistema cardiovascular, o etanol presente nas bebidas alcoólicas pode estimular o sistema elétrico do coração, causando alterações no ritmo cardíaco.

Em relação à pressão arterial, ingestões leves ou moderadas não costumam interferir de maneira significativa. O exagero, porém, pode provocar elevações agudas e severas, podendo culminar em danos ao músculo cardíaco e derrames.

Várias pesquisas já demonstraram os benefícios do vinho tinto para a saúde. Se consumido com moderação, é a melhor escolha também nessa época do ano.

Controle o estresse. O final do ano traz muitas atividades socias, necessidade de organização e trabalhos que precisam ser finalizados. Por essas razões, muitas pessoas acabam sofrendo com o estresse. É também uma fase sensível para quem sofre com a falta de um ente querido. O coração sente estes efeitos e é preciso encontrar o equilíbrio para garantir o pleno bem-estar.

Hidrate-se! Com a elevação da temperatura, nosso organismo perde mais líquido e sais minerais. Para evitar a desidratação, é importante cuidar a alimentação e beber líquidos regularmente – opte por água, chás, sucos naturais ou leite. O cuidado deve ser maior com crianças e idosos.

Escolha os horários para atividades ao ar livre. É comum aproveitar parques e praias para a prática de exercícios durante o verão. No entanto, é importante que sejam realizados nos períodos mais frescos do dia, geralmente antes das 10h e após às 17h. Dê preferência também a tecidos leves e claros.

Boas festas!