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28/01/2019
Conheça quatro dicas para cuidar da saúde no verão

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Crédito da imagem: Getty Images

O verão com seus dias de temperaturas altas requer alguns cuidados com a saúde, especialmente para evitar a desidratação e a sensação de mal-estar, comum quando o organismo precisa destinar muita energia para a digestão de alimentos.

Veja algumas recomendações:

1. Alimentação

Em dias de muito calor, a maioria das pessoas pode sentir menos fome. No entanto, é importante evitar períodos longos sem se alimentar para que o organismo não fique debilitado. 

Escolha alimentos mais leves, saudáveis e de fácil digestão. Legumes, saladas, vitaminas de frutas, sucos naturais, picolés de frutas e sanduíches podem ser boas opções. Se quiser consumir carnes, dê preferência às brancas.

O milho cozido também pode ser um bom aliado. Caso consuma na praia, verifique a higiene e limpeza do quiosque ou carrinho. Observe sempre o preparo das refeições feitas na rua durante o verão, já que a proliferação bacteriana é mais frequente devido ao calor

Quanto aos sanduíches, opte por versões naturais, sem carnes embutidas e queijos.

2. Hidratação

Manter-se hidratado é ainda mais importante durante este período porque nosso corpo perde mais líquidos e sais minerais. A reposição, portanto, precisa ser mais intensa. A água de coco, por ter baixo teor calórico e fornecer eletrólitos como sódio e potássio, é uma ótima opção. 

3. Bebidas alcoólicas

A ideia de que dias quentes combinam com cerveja deve ser revista. Além de calorias em excesso, a bebida faz com que o corpo desidrate.

4. Frituras

Versões fritas também não combinam com o verão. São de difícil digestão e contém elevado valor calórico devido à quantidade de gordura. Outro ponto importante é a qualidade do óleo usado na fritura. A orientação é evitar.