Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

11/10/2013
Cirurgiã do Heart Team do HSF preside evento científico

congresso.jpg

O objetivo do Congresso é a atualização científica de médicos e pesquisadores da área

Entre os dias 17 e 19 de outubro, ocorrem em Gramado o VI Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular e o IV Simpósio Sul Brasileiro de Circulação Extracorpórea. De acordo com Marcela da Cunha Sales, presidente do Congresso e cirurgiã cardiovascular do Hospital São Francisco, o objetivo é a atualização científica de médicos e pesquisadores da área.

Os temas centrais abordados no encontro serão as novas tecnologias em cirurgia cardiovascular, métodos menos invasivos, válvula aórtica transcateter, assistência ventricular mecânica e tratamento da fibrilação atrial. 

A equipe do Heart Team participa do Congresso com palestras ministradas pelo também cirurgião cardiovascular José Dario Frota Filho, pelo chefe da Hemodinâmica do HSF, Valter Correa Lima, e pelo anestesista Jean da Cunha Keglis.

Além de palestrar durante o evento, Fernando Lucchese presidirá a cerimônia de encerramento, que debaterá os desafios da cirurgia cardíaca pediátrica em países menos favorecidos. Acompanham a discussão os médicos Aldemir Nogueira, cirurgião cardiovascular pediátrico do Hospital Santo Antônio, e Aldo Castaneda, da Guatemala.

Como parte da programação do Congresso, também serão apresentadas quatro pesquisas desenvolvidas no Hospital São Francisco. São elas:

- Acurácia, calibração e índice de reclassificação do EuroScore II em pacientes submetidos à Revascularização Miocárdica (CRM) com e sem Circulação Extracorpórea (CEC).

- Cirurgia de aorta: preditores de desfechos hospitalares adversos em Centro Especializado de Tratamento da Aorta (CTA).

- Experiência inicial e análise de sobrevida de pacientes submetidos a implante transcateter de válvula aórtica.

- Predição de risco para cirurgia cardíaca em octogenários: EuroScore II é inadequado.

O Congresso e o Simpósio são promovidos pela Sociedade Sul Brasileira de Cirurgia Cardiovascular em parceria com as Sociedades Gaúcha, Paranaense e Catarinense de Cirurgia Cardiovascular.