Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

28/11/2017
Cães fazem bem para a coração de seus donos

cachorro.jpg

Crédito da imagem: Internet

Uma equipe de cientistas da Suécia usou registros nacionais de mais de 3,4 milhões de pessoas do país, com idades entre 40 e 80 anos, para estudar se quem tem cachorro apresenta um risco diferente de doença cardiovascular e morte em comparação com pessoas que não tem.

É provável que os resultados não surpreendam quem convive com amigos caninos: proprietários de cachorros tiveram um menor risco de morte devido a doenças cardiovasculares, e também devido a outras causas, durante os 12 anos de acompanhamento. Todos os indivíduos incluídos no estudo em 2001 não apresentavam doença cardiovascular prévia.

Os donos de cães tiveram uma redução de 33% no risco de morte e uma redução de 11% no risco de doença cardiovascular comparados com pessoas que não possuíam cães.

As descobertas começaram a ser divulgadas agora em revistas científicas e, segundo os autores, destacam alguns aspectos interessantes: o estudo mostrou que ter cachorros é especialmente importante para pessoas que vivem sozinhas, já que a solidão geralmente as colocaria em grupos de maior risco.

O registro de cães domésticos é obrigatório na Suécia desde 2001, ano de início da análise. Os cientistas compararam estes dados com o diagnóstico de doença cardiovascular ou morte por qualquer causa nos hospitais do país.

De acordo com Tove Toll, professor da Universidade de Uppsala e um dos autores da pesquisa, por ser um estudo epidemiológico, o trabalho fornece associações em grandes populações, mas não responde se e como os cães podem proteger das doenças cardiovasculares.

Conforme o pesquisador, o fato de donos de cães praticarem mais atividade física pode ser uma explicação para os resultados encontrados. Outras possíveis razões são o aumento do bem-estar e contatos sociais ou efeitos do cão no microbioma bacteriano do proprietário.

Por outro lado, Tove Toll observa que o estudo pode indicar, também, que pessoas que escolhem ter cães já eram mais ativas e saudáveis antes mesmo de comprar ou adotar o animal de estimação. De qualquer forma, os atores afirmam: cachorros são sinal de uma vida mais saudável.

Fonte: Medical Press