Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

20/01/2014
Altas temperaturas podem provocar quedas na pressão arterial

beber-água.jpg

Os sintomas mais comuns da pressão baixa provocada pelo calor são sonolência, tonturas e até desmaios

Devido ao calor, a estação mais quente do ano pode provocar alguns desconfotos para a saúde. Isso acontece porque o funcionamento do corpo também muda com o aumento da temperatura. Uma destas variações é a queda da pressão arterial, decorrente da dilatação dos vasos sanguíneos causada pelo calor.

Os sintomas mais comuns da pressão baixa provocada pela alta temperatura são sonolência, tonturas – principalmente ao levantar ou realizar movimentos bruscos – e até desmaios. Ocorrem com mais frequência em pessoas jovens, e a tendência é que a pressão sofra menos esse tipo de variação na vida adulta.

Para prevenir o mal-estar e evitar complicações, os hipotensos devem manter-se bem hidratados, realizar atividade física e evitar ambientes fechados, pouco ventilados e com aglomeração.

Caso você sofra com a queda da pressão, abaixo listamos algumas dicas simples que podem contribuir para o seu bem-estar.

- Não permaneça muito tempo em locais quentes, inclusive no banho com água aquecida.

- Escolha roupas de tecidos leves.

- Tenha uma dieta saudável, com frutas e verduras, e beba bastante água.

- Pratique exercícios físicos regularmente. Se for ao ar livre, dê preferência a horários de temperatura mais amena e cuide da hidratação.