Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

04/02/2014
Açúcar oculto em alimentos e bebidas aumenta o risco de morte por doença cardíaca

refris.jpg

Refrigerantes e sucos industrializados possuem grande quantidade de açúcar

Conforme um estudo recém-publicado no JAMA, periódico da American Medical Association, a adição de açúcar em alimentos e bebidas pode aumentar significativamente o risco de morte decorrente de doença cardiovascular.

O levantamento cita, especialmente, os perigos de refrigerantes e sucos industrializados enriquecidos com açúcar, assim como ocorre em bebidas lácteas, cereias e outros produtos já mencionados em pesquisas anteriores por contribuirem para a obesidade, pressão e colesterol altos, mas vai além.

Na nova pesquisa, os cientistas associam pessoas que não limitam o consumo diário de alimentos e bebidas com açúcares ocultos à propensão de morrer por doenças cardiovasculares. Segundo eles, os rótulos não distinguem os açúcares naturais e os acrescentados, mas produtos que contenham xarope na lista de componentes, muito provavelmente, tenham o açúcar adicionado.

American Heart Association recomenda que o consumo seja limitado a seis colheres de chá ou 100 calorias diárias para as mulheres e não mais do que 9 colheres de chá ou 150 calorias por dia para os homens. No entanto, de acordo com o estudo, a maioria dos adultos norte-americanos ingere cerca de 22 colheres de chá de açúcar por dia.